Ilheu Vila Franca do Campo

Mergulho no lado Oeste do Ilheu, visibilidade boa.
Solução de alojamento em Sao Miguel

Nome vulgar: Mero.
Nome científico: Epinephelus marginatus (Lowe, 1834)
Família: Serranidae
Distribuição e Habitat: Espécie bentónica e muito sedentária que vive em fundos rochosos desde os 8 aos 200 m de profundidade.
Descrição: De corpo robusto e cabeça grande com boca com lábios grossos. A barbatana anal e a dorsal é comprida, sendo a metade posterior mais alta e composta por raios moles. A coloração é uniforme e castanha escura. Por vezes, nos exemplares mais pequenos, observam-se pontuações brancas dispersas pelo corpo e cabeça.
Observações: Espécie protegida. Actualmente devido à pesca abusiva, a sua sobrevivência encontra-se ameaçada, por este motivo a sua pesca é interdita. É uma espécie hermafrodita protogínico, sendo primeiro fêmea e depois macho.

A uge, vive em zonas arenosas junto à costa, tem um espinho serrado, bem desenvolvido e tóxico na base da cauda. Se for acidentalmente pisada pode originar golpes dolorosos. Passa a maior parte do dia enterrada na areia e, de noite nada sobre o fundo em busca de alimento. As suas presas são desenterradas com movimentos ondulatórios das barbatanas. Esta uge é desparasitada por bodiões limpadores e é conhecida por ser sociável com os mergulhadores.
Comentários