Mensagens

A mostrar mensagens de janeiro, 2013

Peixe Pau - Açores - São Miguel

Imagem
Os arrojamentos são circunstâncias em que animais marinhos invertebrados ou vertebrados (sendo estes casos mais conhecidos, essencialmente cetáceos, pinípedes, lontras e tartarugas marinhas) ficam encalhados na costa. Os animais arrojados podem encontrar-se mortos, em vários estados de decomposição, ou mais raramente, vivos. Quando vivos, os animais apresentam normalmente comportamentos fora do comum devido ao stress causado pela própria condição de arrojamento.(Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.) Arrojamento do peixe Capros aper ( Peixe Pau) é um fenómeno ocasional, encontrando-se explicado do ponto de vista científico. De tempos a tempos, há arrojamentos de peixe-pau (Capros aper), trombeteiro (Macroramphosus scolopax) e mictofídeos mortos nos Açores. Estes peixes são dos mais comuns no Atlântico e estão na base da cadeia trófica de alguns dos grandes peixes pelágicos. Nos primeiros anos em que este facto foi registado e em que o Departamento de Oceanografia e Pescas d

AÇORDIVING 22 JAN

Imagem
E assim foi mais um excelente mergulho, desta vez na companhia da Açordiving Dive Centre! O Dori foi o local escolhido! A visibilidade estava boa e as condições gerais muito agradáveis! Esperemos que no fim de semana consiga-se mais qualquer coisa! Só nos resta esperar! Até lá...cumprimentos! Henrique!

Açordiving, centro de mergulho em São Miguel - Açores

Imagem
Hoje esteve um dia fantástico, quem nos visita e apanha dias desses fica de certeza maravilhado. Compareceu para mergulhar os amigos do costume, os que não puderam vir terão outras oportunidades. O local escolhido para mergulhar foi o naufrágio Dori.

Versão Micaelense " Cemitério das Âncoras"

Imagem
Mais um dia de Inverno Com Sol e vento Norte. A visibilidade tem estado muito boa e temperatura da agua a 15cº. Spot com várias âncoras, zona de abrigo dos ventos W. As embarcações antigas ao fundear aqui para ficaram ao abrigo do vento iam deixando algumas âncoras para trás.

Depois do mau tempo...

Imagem
Como o próprio título indica, foi impossível resistir ao dia de ontem! Fomos os quatro (eu, Gui, Eleutério e Paulo Feijó) desfrutar de um mergulho excelente, num dos locais de eleição! O mar estava calmo, embora o vento N que soprava fresco, levantava uma carneirada baixa, mas nada de "alarmante"! Ficam aqui as fotos que consegui! Cumprimentos, Henrique Araújo!

Salpa - Um pelágico do Mar dos Açores

Imagem
Por vezes somos surpreendidos durante o mergulho. Desta vez no decorrer da descompressão recebemos a visita deste animal.

Mergulhar no Inverno nos Açores é o máximo - Parte II

Imagem
Deixo aqui mais umas fotos do mergulho realizado no fim de semana passado! Como indica o título anterior, existem dias de inverno nos Açores que são autênticas surpresas...surpresas para quem nos visita, porque para nós que cá andamos todo o ano já se tornou um hábito há muito...! Veremos o que nos espera nos próximos dias! Cumprimentos, Henrique Araújo!

Mergulho no Macro Mundo nos Açores

Imagem
Experiência na filmagem macro. Espero que gostem.

Mergulhar no Inverno nos Açores é o máximo

Imagem
Mais um grande mergulho na companhia de Guy Costa e Henrrique Araujo. Hoje foi daqueles mergulhos de deixar a alma "cheia", vida abundante e habituada aos mergulhadores que lá vão. Felizmente são poucos. Num dia tipico de Inverno fez-se um mergulho que deixa muitos outros de verão para trás. Amanhã talvez haja mais, vamos esperar.

Mergulho nos Açores pode ser em qualquer altura do Ano.

Imagem
Hoje dia 10 Janeiro 2013, agua 15.5cº, visibilidade 12m. Depois de um dia vento norte e hoje muito fraco foi a oportunidade certa para começar a mergulhar em 2013. Spots escolhidos foi Arco de espelho e naufrágio Dori. Este grupo de enchareus encontrava-se na proa do Dori esperando serem limpos por um peixo Rainha, digno de se ver. Esta Anthia encontrava-se no Arco do Espelho a 22m profundidade. Parabéns ao Paulo Pacheco que retornou a mergulhar, já se tinha passado pelos menos 2 Anos.